Sobre

No programa de À Procura da Tragédia, um dos eventos desta iniciativa, Madalena Perdigão explica que as “linhas de rumo fixadas pelo Serviço (prioridade às peças de autores nacionais e a projectos multidisciplinares) se revela[ram] insuficientes” face às muitas propostas apresentadas ao Serviço no âmbito do teatro, havendo assim necessidade de se constituir um ‘Conselho Consultivo de Teatro’, constituído pelos Prof. Doutor José de Oliveira Barata, Dr. Luís Francisco Rebello, Norberto Ávila e Carlos Wallenstein:

 

À PROCURA DA TRAGÉDIA

Porque o ACARTE deu uns primeiros passos no caminho do Teatro – logo no início das suas actividades, e a propósito da Exposição retrospectiva de Almada Negreiros – foram inúmeros os projectos que neste domínio lhe foram posteriormente apresentados, provenientes tanto de Portugal como do estrangeiro. Isso fez com que as linhas de rumo fixadas pelo Serviço (prioridade às peças de autores nacionais e a projectos multidisciplinares) se revelassem insuficientes para a selecção inevitável das propostas que havia a fazer. Daí o ter-se criado o Conselho Consultivo de Teatro, constituído pelo Prof. Doutor José de Oliveira Barata, Dr. Luís Francisco Rebello, Norberto Ávila e Carlos Wallenstein, para permitir elaborar um juízo mais competente e mais profundo dos· projectos que iam sendo apresentados. O Conselho Consultivo de Teatro pronunciou-se favoravelmente a respeito do ciclo “Retorno à Tragédia”, da autoria dos Drs.Jorge Listopad e Orlando Neves, reconhecendo o seu indiscutível interesse, más entendeu que a proposta inicial carecia de ser complementada por alguma tragédia anterior ao século XIX. Das trocas de impressões então havidas surgiu a ideia de ser apresentada a público uma Antologia de autores anteriores a Garrett, cuja elaboração foi confiada à reconhecida competência do Dr. Luís Francisco Rebello. A Antologia aí está, intitulada “A Procura da Tragédia”, com intuitos simultaneamente pedagógicos e artísticos, servida pelo talento de um punhado de jovens actores, alguns com carteira já firmada. Para o encenador a apresentação de “A Procura da Tragédia” constitui um desafio, que estamos certos irá vencer, com o seu profundo conhecimento da matéria. A tendência educacional do Serviço Acarte será assim mais uma vez ilustrada e de uma forma que reputamos de grande interesse cultural.

Maio, 1986

M.M.A.P.

 

Diz-nos a imprensa a este respeito:

 

“Com o seu segundo espectáculo o ciclo Retorno à Tragédia dá um passo atrás (espera-se que para dar dois passos em frente com os próximos, “O Fim” e “O Indesejado”). E isto em termos cronológicos e em termos qualitativos. É demasiado para uma iniciativa que tem a marca do CAM. […] Em termos qualitativos, ao fim e ao cabo os essenciais, porque enquanto o “Frei Luís de Sousa”, na encenação de Jorge Listopad, era um espectáculo criativo, esta antologia trágica não o é, e se calhar nem o quer ser, ficando-se num plano excessivamente modesto, récita escolar de interesse bastante relativo. Decorreu esse facto de várias circunstâncias que têm a ver com a estrutura textual, com o próprio projecto e o seu carácter didáctico, com o trabalho de leitura cénica. […] (Carlos Porto, Diário de Lisboa, 7-7-1986)

 

“Nestes dois exemplos fundamentais da tragédia portuguesa [“ O Fim” de António Patrício e “Frei Luís de Sousa”], e por enquanto os dois grandes momentos do ciclo Retorno à Tragédia, uma mesma imagem portanto, a de um povo sem esperança embora em ambas as peças o povo seja visto por uma óptica que não é a sua, o que nos levaria a uma outra visão destes textos e destas leituras. […] Carlos Wallenstein (ministro) e Filipe Ferrer (Duque), pólos opostos de uma realidade frágil, a lucidez de um, a loucura de outro encontrando-se nessa terra de ninguém onde um mundo morre para que outro nasça […]” (Diário de Lisboa, 19-7-1986)

Ficha Técnica

Encenação

ORLANDO NEVES

Selecção de Textos

LUIZ FRANCISCO REBELLO

Dramaturgia

MANUEL COELHO E ORLANDO NEVES

Assistente de Encenação

GUILHERME FILIPE

Cenários e Figurinos

NUNO CARINHAS

Intérpretes

MARIA AMÉLIA MATTA, BAPTISTA FERNANDES, LUÍSA CRUZ, GUILHERME FILIPE, MANUEL COELHO, ISABEL ALARCÃO, MARIA JOÃO MENDES, JOSÉ WALLENSTEIN, MIGUEL MENESES, ÂNGELA BÁRRIO, ISABEL SIMÕES, TERESA MOURATO

Música e Guitarra Clássica

SILVESTRE FONSECA

Flauta

CÂNDIDA ROSA

Tímpanos

IDÁLIA FONSECA

Direcção de Coros

PAULO BRANDÃO

Apoio Coreográfico

OLGA RORIZ

Desenho de Luzes

PAULO GRAÇA