Ficha Técnica
Programação, Organização e Selecção
JOSÉ SOMMER RIBEIRO, ISABEL GUEDES OLAZABAL, ALICE MARIA DA COSTA GUERRA, COM A COLABORAÇÃO DE VÍTOR PAVÃO DOS SANTOS
Programação e Organização do Catálogo
VÍTOR PAVÃO DOS SANTOS
Investigação e Documentação
MARGARIDA ACCIAIUOLLI, MARIA HELENA DE FREITAS E RAQUEL HENRIQUES DA SILVA
A continuação das comemorações que se iniciaram em 20 de Julho de 1984 com a Exposição retrospectiva da obra plástica de Almada Negreiros e com a estreia da sua peça de teatro «Deseja-Se Mulher»; que depois prosseguiram com a peça, também de sua autoria, «Antes de Começar» e com o espectáculo multimédia de Ernesto de Sousa «Almada, Um Nome de Guerra»; e que vão terminar com um Colóquio, em Outubro próximo, de reflexão sobre os diferentes aspectos da sua obra, o seu significado, a influência que exerceu.
Almada, Dia Claro.
Almada, mais uma vez. Almada e o pedaço da sua vida em que o desejo de renovação’ do· estabelecido assumiu aspectos exteriores mais evidentes e agressivos. Almada e o movimento que estava nele e que expressou não só na sua obra plástica mas no palco, com o seu próprio corpo.
Almada, mas não apenas ele.
Também o Modernismo, também o grupo da revista Orpheu, também aquela época em que Paris e a Europa se queriam muito perto, ali mesmo.
Almada e o começo de um ciclo novo, em que todas as aventuras estéticas seriam permitidas e de que passadas sete dezenas de anos ainda hoje colhemos os frutos.
Setembro de 1984
Maria Madalena de Azeredo Perdigão
Organizada com a colaboração do Director do Museu
Nacional do Teatro, a presente exposição pretende dar
a conhecer uma outra faceta de Almada Negreiros.
Assim, ao expormos os figurinos, maquetas de espectáculos e
algum guarda-roupa por ele desenhados para a representação
de peças da sua autoria e, também, de peças de outros autores
fica bem notória a comparticipação que Almada deu para o
mundo do espectáculo.
Uma palavra de agradecimento muito especial para Vítor Pavão
dos Santos, Director do Museu Nacional do Teatro, para Amélia
Rey Colaço, e para todos os coleccionadores que nos cederam
as obras expostas e, ainda, para o Museu Nacional do Traje
pela colaboração prestada na montagem do guarda-roupa.
José Sommer Ribeiro