Sobre

No programa da iniciativa pode ler-se:

 

FOTOGRAFIA COMO ARTE/FOTOGRAFIA COMO SUPORTE

«Arte» e «Suporte» são um artifício de analise, útil mas um pouco arbitrário. Há, de facto, pouca arte e muito suporte numa radiografia, e o contrario nos «Pimentos» de Edward Weston. Mas estes são casos extremos daquela dicotomia; entre eles estende-se uma fascinante zona de ambiguidade, onde as certezas se esbatem, a duvida se instala, 0 maniqueísmo se transforma em dialéctica. A série de exposições estimulante em que cada bem nu aponte sugerir uns! palops) – ou ) com os anos 70…ções, de mesas-redondas e de colóquios organizados pelo C.A.M. e pelo ACARTE em 1986 e 1987 sob aquele titulo define, mais do que territ6rios bem compartimentados, essa zona imprecisa mas estimulante em que cada qual terá de rastrear o mistério da imagem fotográfica, a sua impureza, o seu pecado original.

Este colóquio poderia constituir o balanço desta pesquisa e motivo de regozijo ante 0 facto de que a fotografia continua viva e, como tudo o que depende da magia e do mistério, pouco disposta a deixar-se catalogar facilmente.

G.C.L.

Ficha Técnica

Colaboração

CENTRO DE ARTE MODERNA E SERVIÇO DE BELAS-ARTES

Participação

PEDRO TAMEN, PEDRO MIGUEL FRADE, CARLOS PONTES LEÇA, JOSÉ AFONSO FURTADO, BERNARDO FREY PINTO DE ALMEIDA, GÉRARD CASTELLO-LOPES, FERNANDO DE AZEVEDO, MANUEL JOSÉ NASCIMENTO MAGALHÃES, ANTÓNIO SENA SILVA, RICARDO CRUZ FILIPE, CHRISTINE BUCI-GLUCKSMANN