Sobre

No âmbito do ciclo Retorno à Tragédia o ACARTE organizará uma exposição documental e iconográfica sobre 100 anos de tragédia em Portugal, com especial incidência nos últimos cinquenta anos, como nos dirão Madalena Perdigão e Sommer Ribeiro, no programa do evento:

 

No âmbito do Ciclo Retomo à Tragédia, o Serviço de Animação, Criação Artística e Educação pela Arte – ACARTE – entendeu por bem que se impunha organizar uma Exposição documental e iconográfica sobre “100 Anos de Tragédia em Portugal”, com especial incidência nos últimos cinquenta anos.
Para o efeito foi desde logo solicitada a colaboração do Museu Nacional do Teatro, entidade que pareceu mais indicada para a realização do projecto. Seguidamente solicitámos a colaboração do Teatro Nacional D. Maria II e de diversas Companhias de Teatro. independentes, que prontamente acederam ao nosso pedido.
A organização da Exposição foi confiada ao Dr. José Camões, a quem se devem vários trabalhos de dramaturgia e que tem colaborado em espectáculos de teatro e traduzido diversas peças. O Dr. José Camões desempenhou-se da tarefa num período de tempo muito limitado, demonstrando grande eficiência e conhecimentos da matéria.
Sendo o espectáculo de teatro perecível, esta Exposição tenta ajudar a reconstituir a memória dos espectáculos que tiveram lugar em Portugal no passado, a fim de aprofundar uma reflexão sobre o presente. A todos quantos colaboraram na iniciativa os nossos melhores agradecimentos. Agradecemos muito particularmente ao Arq. Sommer Ribeiro, Director do Centro de Arte Moderna, que, com a sua compreensão e comprovada competência, tornou possível a realização da exposição num curtíssimo espaço de tempo.

 

Maio 1986
M.M.A.P.

 

e escreverá Sommer Ribeiro:

 

O Serviço ACARTE, em complemento do Ciclo «Retorno à Tragédia», propôs-nos a realização da Exposição 100 Anos de Tragédia em Portugal».
Na sequência das investigações entretanto levadas a cabo, solicitou-se ao Museu Nacional do Teatro, a diversos Teatros de Lisboa e Porto, e, a alguns coleccionadores, a cedência das obras agora apresentadas.
Porque o tempo de que dispusemos foi bastante reduzido não tivemos a possibilidade de fazer uma exposição tão cuidada quanto seria nosso desejo. Todavia, e porque o Teatro tem sido muito esquecido entre nós, julgamos importante mostrar ao público uma panorâmica do que foi a Tragédia ao longo dos últimos cem anos.

 

José Sommer Ribeiro
Lisboa, Maio de 1986

Ficha Técnica

Colaboração

MUSEU NACIONAL DE TEATRO