Sobre
A respeito desta produção pode ler-se na imprensa:
A versão de Hamlet de Carlos Avilez é, em Portugal, um acontecimento histórico. Desde q887, data em que pela primeira vez subiu à cena protagonizada por Eduardo Brandão, com reposição na época 20-21 (…) é curioso verificar ser uma peça excluída dos repertórios teatrais portugueses – lembremos ainda a tentativa gorada de Carlos Avilez para leva-la à cena no S. Luís no início dos anos oitenta. […] Estes são dados importantes para contextualizar este espectáculo na produção teatral portuguesa e especificamente na linha da criação de Carlos Avilez que aqui nos oferece um dos melhores trabalhos das últimas temporadas. (Eugénia Vasques, Expresso, data não identificada, arquivo do ACARTE)
“Peça mítica, portanto, Hamlet, tornou-se em Portugal no mito de um mito, já que a ela não tivemos acesso nos últimos setenta anos, o que é significativo de alguns bloqueamentos da capacidade criadora da nossa sociedade” (Carlos, Porto, Diário de Lisboa, 28-4-1987)
Carlos Avilez encenou Hamlet no Centro de Arte Moderna, reunindo uma equipa de nomes prestigiados […].
O Encenador construiu o espectáculo quase exclusivamente a partir de uma concepção edipiana das relações de Hamlet com a mãe, aliás acentuada na cena entre ambos, no III acto, e que justifica também a homossexualidade latente emprestada à personagem.
[…] mas estas tentativas não ultrapassam a fase de esboços, por vezes cenicamente curiosos mas insuficientes para dar profundidade à montagem. […] a pouca projecção deste Hamlet não pode fazer esquecer o lugar destacado, imprescindível, que a produção do ACARTE ganhou já na prática teatral portuguesa. (José Valentim Lemos, Diário de Notícias, 12-5-87)
Ficha Técnica
Tradução
SOPHIA DE MELLO BREYNER
Dramaturgia
FERNANDO DE MELLO MOSER
Encenação
CARLOS AVILEZ
Cenografia
JOSÉ RODRIGUES
Figurinos
HELENA REIS
Música
ANTÓNIO PINHO VARGAS
Coreografia
OLGA RORIZ
Desenho de Luzes
PAULO GRAÇA
Adereços
JOÃO CALVÁRIO E FRANCISCO PEREIRA
Intérpretes Principais
PAULO FILIPE, FILIPE FERRER, CARLOS DANIEL, ANTÓNIO MARQUES, ANNA PAULA, CANTO E CASTRO, FERNANDO NASCIMENTO, FERNANDA NEVES, JOSÉ WALLENSTEIN, JOSÉ JORGE, SÉRGIO SILVA, ANTÓNIO MONTEZ, AFONSO DE MELO, ANDRÉ MAIA, ANTÓNIO VASCO, CARLOS FREIXO, JOÃO COELHO DA ROCHA, JOÃO GROSSO, JOÃO MENDES, JOÃO ROMÃO, JORGE PARENTE, LUÍS PINHÃO, MIGUEL MENESES, PAULO MATOS, ROGÉRIO SAMORA, RUI FILIPE TORRES, VICTOR SANTOS