Sobre

Escreve a este respeito o crítico António Pinto Ribeiro no Expresso:

 

Imaginemos um jardineiro. Imaginemo-lo todos os dias do ano na sua rotina disciplinada. Primeiro, limpar certos canteiros, depois, enxertar ordenadamente algumas plantas. Regar a horas precisas e finalmente podar com os instrumentos próprios algumas roseiras raras.
Dia a dia o jardineiro vai-se tornando preciso, rigoroso, exímio no manipular dos instrumentos fundamentais à sua arte. Aqueles instrumentos que fizeram dele um jardineiro especialista, cujo jardim domina até aos limites que os seus instrumentos permitem. Foi este domínio, esta especialização, este treino que o transformaram no jardineiro-artista cuja arte de manusear os seus instrumentos de trabalho é um verdadeiro espectáculo.
O mesmo se passa com Pauline Daniels em No Fixed Abode. O seu espectáculo consiste na exploração até aos limites das “performances” do seu instrumento – o corpo. Na exaltação desse corpo mecânico, treinado por técnicas de aperfeiçoamento e uso.

Oposto ao jardim e em tudo diferente da florestam é o quintal. O quintal é uma suburbana redução do campo rural. É uma das primeiras manifestações da cultura suburbana e anda geralmente associada a uma promiscuidade social. É um quintal o espaço cénico que o grupo Sosta Palmizi colectivamente criou em Il Cortile.(António Pinto Ribeiro, Expresso, 26/09/87)

 

Ficha Técnica

Coreografia, Cenário, Figurinos

COLECTIVO

Música

ARTURO ANNECCHINO

Luzes

ANDREA MURITI, PINO SCARPINATO, MAURO PAPETTE

Il Cortile

MICHELE ABBONDANZA, FRANCESCA BERTOLLI, ROBERTO CASTELLO, ROBERTO COCCONI, RAFFAELLA GIORDANO, GIORGIO ROSSI