Sobre
Às 18.30 das Quartas-Feiras de Agosto, decidiu o ACARTE programar Jazz, começando uma iniciativa que ainda hoje perdura, o Jazz em Agosto. Diz a esse respeito Madalena Perdigão, traçando uma continuidade com os festivais Gulbenkian de Música:
Jazz em Agosto, por músicos portugueses, no Anfiteatro de Ar Livre da Fundação Calouste Gulbenkian. Mais uma oportunidade de contacto com o público oferecida aos jovens músicos portugueses de Jazz, que assim podem testar e desenvolver as suas potencialidades artísticas. Mais uma ocasião para pôr em evidência o elevado grau de criatividade que o Jazz pressupõe por parte de artistas executantes e a exigência de uma atitude também criativa por parte do público. Numa época caracterizada pela assimilação passiva de palavras, de imagens e de sons, em que os estímulos à criatividade são tão raros e tão fracos, bom é que se propiciem oportunidades do tipo deste ciclo de concertos de Jazz. Ao organizá-lo, a Fundação Calouste Gulbenkian mostra-se atenta aos desejos dos amadores de Jazz por excelência que são os jovens e retoma uma linha de acção iniciada em 1970, quando o Modern Jazz Quartet participou no 14º Festival Gulbenkian de Música.
M.M.A.P.
Esta primeira edição foi levada a cabo com o apoio do Hot Clube de Portugal que, de acordo com o seu texto no programa desta edição, escolheu “naturalmente os grupos mais representativos em actividade neste momento no País.”
Ficha Técnica
1 de Agosto
QUINTETO DE MARIA JOÃO
8 de Agosto
QUINTETO XIS
22 de Agosto
SEXTETO DE JAZZ DE LISBOA
29 de Agosto
QUARTETO DE ANTÓNIO PINHO VARGAS