Sobre
Como nos diz o crítico Carlos Porto: “grupos portugueses e ingleses participaram nesta nova mostra de Marionetas organizada pelo Centro de Arte Moderna. […] É curioso que no espectáculo deste grupo (grupo inglês Jessica Souhami’s Shadow Puppets), com bonecos de sombra, histórias, canções, subsiste um forte tradição bonecreira que não se pode desligar de uma mentalidade fortemente conservadora que, ao mesmo tempo, se abria para o humor, a ironia, a caricatura (a crítica, numa palavra). […] Decepção com o novo espectáculo das Marionetas de São Lourenço. Com uma estrutura revisteira, Barnum, como o nome indica, tem também a ver com jogos circenses, em especial jogos de ilusionismo e magia. É no entanto a carga de crítica política que mais pesa mas o grupo não soube, desta vez, transformar teatralmente o discurso proposto, e o resultado é nitidamente insatisfatório. […] Esta Mostra foi marcada por um acontecimento que pode ser importante: a estreia de um novo grupo, Marionetas de Lisboa. […] O grupo chamou para a adaptação da peça O Judeu o dramaturgo Norberto Ávila que se tem dedicado ao estudo dos fantoches, e a quem se ficou a dever um combate encarniçado, e vitorioso, pela sobrevivência dos Bonecos de Santo Aleixo, hoje definitivamente salvos graças ao Centro Cultural de Évora. […]” (Carlos Porto, Diário de Lisboa, 19-7-1985).
E aponta o Diário de Noticias “[…] a Companhia Marionetas de S. Lourenço ultima o seu projecto de consolidação dos seus 11 anos de trabalho “subordinados à reconstrução de uma tradição portuguesa, a ópera bufa para marionetas”: o Museu da Marioneta.” (Diário de Notícias, 28-6-1985)
Ficha Técnica
Companhia
MARIONETAS DE S. LOURENÇO
Manipulação
HELENA VAZ, EUGÉNIA VASQUES, TERESA GATA, TERESA NORBERTO
Instrumentistas
ARTUR MOREIRA (CLARINETE), CARLOS PASSOS (VIOLINO), ARMANDO VIDAL (PIANO), NEVES COSTA (TROMBONE)
Texto e música
JOSÉ ALBERTO GIL
Marionetas e encenação
HELENA VAZ