Sobre

A sala polivalente do Acarte funcionará também ocasionalmente como local de apresentação de iniciativas levadas a cabo na Fundação, deste que relacionadas com os princípios enunciados no seu programa, como é aqui exemplo o resultado final do workshop de teatro ministrado pela actriz Bettina Jonic, associada a Peter Brook, O actor Na Corda Bamba. Madalena Perdigão relembra a este respeito a experiência de tentativa de reforma do Conservatório Nacional:

 

Conheci Bettina Jonic aquando da apaixonante experiência que foi a tentativa de reforma do Conservatório Nacional de Lisboa nos anos de 1971-72/1973-74 associada, nessa oportunidade, ao nome prestigioso de Peter Brook – e desde logo me impressionaram a sua sensibilidade, a originalidade do seu carácter e a sua total devoção ao trabalho. […] A organização pelo Serviço de Belas-Artes, em 1983, de um estágio de aperfeiçoamento vocal, destinado a futuros actores de teatro e dirigido por Bettina Jonic, apareceu como um corolário das precedentes actividades e atitudes desta artista, tal como os Cursos subsequentes. A apresentação do trabalho entretanto realizado constitui um acto de amor pelo canto, pelo teatro, pelos alunos e pelo público, com que todos temos de nos congratular.

 

Lisboa, Outubro de 1984

 

MARIA MADALENA DE AZEREDO PERDIGÃO

 

E diz Carlos Wallenstein, director do sector do Teatro do Serviço de Belas Artes a este respeito:

 

Em Janeiro de 1983 o Serviço de Belas-Artes organizou um Estágio de Aperfeiçoamento Vocal com a duração de dez dias, dirigido por Bettina Jonic e destinado a candidatos a artistas de teatro e a estudantes.

O Estágio apareceu na sequência de outros sobre diversas matérias teatrais, proporcionados pela Fundação Gulbenkian a estudantes ou artistas que neles quisessem inscrever-se. Tais iniciativas justificam-se pela convicção de que o momento impõe reflexão e prática – estudo, enfim. Saber não ocupa lugar nem reprime a criatividade – e esta é abundante na idiossincrasia nossa.

Naqueles dez dias vimos que Bettina Jonic não apenas colocava o seu aluno de voz em parâmetros rigorosos, porque musicais ou colhidos da música, mas aproveitava a técnica para estender a expressão individual a lugares de exigência crescente, segundo o que cada qual podia oferecer, e provocava no aluno uma espécie de «devassa» ao seu próprio íntimo. Problemas basilares de inibição, que vulgarmente se encontram, superavam-se assim com surpreendente rapidez, tanto mais que Bettina Jonic não tinha por dogma imprescindível a chamada barreira das línguas. A experiência, por diversos lados, apresentava novidades que recomendavam a sua continuação.

Programámos o prolongamento desse primeiro contacto em um Curso estendido por quatro fases (Outubro de 83; Janeiro, Maio e Outubro de 84). m cada um destes meses Bettina Jonic permaneceu em Lisboa cerca de duas semanas; nos períodos da sua ausência manteve-se o estudo dos materiais, trabalhando os alunos em conjunto com os assistentes de Bettina Jonic, Maria Amélia Mata e Rogério Vieira.
O ACTOR NA CORDA BAMBA foi construído sobre os materiais, selecionados e ordenados por Bettina Jonic, utilizados ao longo das diversas fases do Curso, os quais servirão para o contínuo processo de desenvolvimento dos alunos.

 

CARLOS WALLENSTEIN

 

Sector de Teatro, Serviço de Belas-Artes

Ficha Técnica

Professora

BETINA JONIC

Assistentes

MARIA AMÉLIA MATA, ROGÉRIO VIEIRA

Alunos Finalistas

AL RONBOM, ÁVILA COSTA, CARLOS VASCONCELOS, DIOGO DÓRIA, JOÃO CABRAL, JOSÉ LOPES, LÚCIA MARIA, SILVINA PEREIRA

Pianista

JOÃO LUCAS