Sobre

Colóquio com organização de Eduardo Prado Coelho. Por ocasião deste colóquio foi igualmente apresentada uma exposição de 20 desenhos de Jorge Martins e 20 fotografias de Jorge Molder, realizados em correspondência.

A respeito desta exposição pode ler-se no seu programa:

 

A verdadeiro carta
é pelo suo natureza poética.
Novalis. Grãos de poIén.

Este trabalho tem origem numa premeditada correspondência entre desenhos de Jorge Martins e fotografias de Jorge Molder. A correspondência não visava dar imagens por outras imagens (palavras por outras palavras), nem procurava formar um conjunto de desenvolvimentos a partir de um certo tema ou enunciado. Isto é, por ela não se pretendeu construir,  demonstrar ou significar o que quer que fosse, tão somente uma troco de imagens apreendidas e riscadas em materiais diferentes. de dia-a-dias distantes, contagiados, coincidentes e até opostos. Balizadas as trocos entre 1981 e finais de 1984. muito foi acontecendo nas recíprocos descobertas de afinidades. atmosferas e atitudes. previamente apenas apostadas. Isolando-as do seu fundo mais amplo. procedeu-se ã operação de escolha de imagens – exactamente vinte fotografias e vinte desenhos – e juntou-se-Ihes um nome, ·0 fazer suave de preto e branco·,  fragmento de uma corta de Francisca de Holanda em que refere o trabalho de seu pai, António de Holanda.
Esse acto de nomeação permitiu mostrar tão bem a origem, o crescimento e os resultados que dispensou os fazedores de acrescentar demais justificações, poupando-lhes a explicação dos desvios e das alternativas. da mimesis e da metáfora das suas artes. Pode dizer-se que o título nasceu da ideia da publicação de um livro e de uma exposição. cujo projecto foi acolhido pelo Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian e pelo Serviço de Animação. Criação Artística e Educação pela Arte que promove e organiza um colóquio sobre a polaridade essencial –  o preto e o branco, tendo em vista o encontro entre aqueles que fabricam e os que desvendam,  ã volta das imagens e do luz que as faz presentes. É isso que se dá agora a ver e a ouvir.

 

Ficha Técnica

Desenhos

JORGE MARTINS E JORGE MOLDER