Sobre

Em colaboração com os Serviços Culturais da Embaixada de França numa manifestação consagrada à Banda Desenhada, coube à Fundação Calouste Gulbenkian a organização de uma exposição intitulada «A Arquitectura na Banda Desenhada» – da responsabilidade do Centro de Arte Moderna – e a realização de um importante ciclo de Cinema de Animação, em dez sessões, a cargo do ACARTE. Este contempla sessões para crianças e para adultos, sendo para estes últimos que organizou uma sessão NON-STOP, a Noite de Cinema de Animação.

“Indo ao encontro da atracção que a Banda Desenhada desperta nos mais e menos jovens e tendo em conta a influência que ela já exerceu nos diversos domínios da arte, decidiu a Fundação Calouste Gulbenkian colaborar com os Serviços Culturais da Embaixada de França numa manifestação consagrada à Banda Desenhada.
Trata-se de uma iniciativa de largo vulto, da qual cabe à Fundação a organização de uma exposição intitulada «A Arquitectura na Banda Desenhada» – da responsabilidade do Centro de Arte Moderna – e a realização de um importante ciclo de Cinema de Animação, a cargo do ACARTE. As dez sessões de que se compõe o ciclo são dedicadas umas a crianças e outras a adultos, sendo para estes últimos que se organizou, designadamente, a noite de Cinema de Animação NON-STOP, a realizar de 5 para 6 de Abril próximo. Os filmes, gentilmente cedidos graças aos bons ofícios dos Serviços Culturais da Embaixada de França, foram objecto de uma selecção por parte de Vasco Granja, que mais uma vez nos prestou a sua competente colaboração. Indo ao encontro da atracção que a Banda Desenhada desperta nos mais e menos jovens e tendo em conta a influência que ela já exerceu nos diversos domínios da arte, decidiu a Fundação Calouste Gulbenkian colaborar com os Serviços Culturais da Embaixada de França numa manifestação consagrada à Banda Desenhada. Temos também o grato prazer de poder contar nesta oportunidade com a presença de Jean-Luc Xiberras, Director do Festival de Animação de Annecy, com créditos firmados no domínio da animação

Março de 1986 Maria Madalena de Azeredo Perdigão
Directora do ACARTE”

Ficha Técnica

Apresentação

JEAN-LUC XIBERRAS (DIRECTOR DO FESTIVAL DE ANNECY) E VASCO GRANJA