Sobre
Diz a imprensa a este respeito:
“Aspectos da Dança Contemporânea”, promovido pelo ACARTE (o enfant gaté da Fundação Calouste Gulbenkian). Só farei votos, porém, para que após os nossos 47 anos de censura e 12 de liberdade de expressão, o teatro não inverta o sentido do aforismo popular, porque, aqui, não é o silêncio que é de ouro mas a palavra. Dizia Curvo Semedo, rival do grande Bocage, que “a fala foi dada ao homem, rei de todos os animais”.” (DN, 29-11-87)
“Perplexidade seguida de vertigem e o reconhecimento final de que se esteve face ao novo foram as reacções provocadas pelo espectáculo da Stephen Petronio Company, apresentado no ciclo “Aspectos da Dança Contemporânea” a decorrer no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, promovido pelo ACARTE. […] A composição coreográfica era habitualmente uma ordenação de elementos coreográficos “bons” que contribuíam para a realização de uma narrativa ou sequência de movimentos “bem” ordenados. Tratava-se, portanto, de pequenas cosmogonias que, ultrapassadas a indiferenciação e a desordenação do caos original, se constituíam por um processo de exclusão. Só constituía uma coreografia o que ficasse bem e o que fosse consequente e finalista. […] Como resultado, temos a produção de um objecto não de ilusão, mas de delírio.” (António Pinto Ribeiro, Expresso, 14-11-87)
Ficha Técnica
Simulacrum reels
COREOGRAFIA DE STEPHEN PETRONIO E MÚSICA DE DAVID LINTON (ESTA PARTITURA FOI COMPOSTA A PEDIDO DA STEPHEN PETRONIO COMPANY)
Walk in
COREOGRAFIA DE STEPHEN PETRONIO E MÚSICA DE DAVID LINTON ("DIAS DEL FUEGO Y DE LA MUERTE" FOI COMPOSTA A PEDIDO DA STEPHEN PETRONIO COMPANY)
Direcção artística
STEPHEN PETRONIO
Bailarinos
KRISTEN BORG, SUSAN BRAHAM, MEG EGINTON, FREY FAUST, JEREMY NELSON, JULIA LAWRENCE, STEPHEN PETRONIO
Design de Luzes
KEN TABACHNICK
Coreografia
STEPHEN PETRONIO
Direcção de Produção e Direcção da Companhia
STAN PRESSNER
Administração
HEIDI CUNNICK E CLIFF SCOTT
Organização de Contractos e Digressões
ANN ROSENTHAL, SOHO BOOKING, NEW YORK