Sobre

Na imprensa pode ler-se:

 

De uma perícia coreográfica se pode falar quando o coreógrafo mostra os corpos como totalidades orgânicas autónomas, para cuja totalidade contribui uma semelhança pelo lado da androginia. Os corpos nunca são reduzidos a meros instrumentos de uso, eles são corpos de expressão. É ainda a tradição da dança expressionista que está patente; a recusa do corpo mecânico e a sua ultrapassagem pela ideia de corpo orgânico. […] É também perícia coreográfica o modo como Susanne Linke manuseia os elementos cénicos, e estes são elementos fundamentais na dança alemã. A eles se referia Mary Wigman, quando por oposição à dança pura, definia a dança alemã como a dança do espectáculo e conjugava na sua realização, para além da coreografia, elementos tão importantes como o tipo de bailarinos, os figurinos, os cenários e as luzes. Para esta dança como espectáculo total é preciso um saber de elementos cénicos […]. Já em 1976 [Susanne Linke] tinha criado o “wandlung” uma coreografia em homenagem a uma outra sua professora [que não Dore Hoyer], a coreógrafa Mary Wigman. Não se trata no entanto de fazer repertório. Porque onde o repertório funciona como conjunto de peças ou peças coleccionáveis repostas por corpos de intérpretes diferentes, e por isso sempre falsos, em “Afectos Humanos” parte-se desta afirmação do falso: a falsa coreografia e o falso corpo. O que ela vai dançar não é a verdadeira “Afectos Humanos”, porque essa foi outro corpo em outra situação histórica noutro tempo que o dançou. Por isso ela inicia a coreografia avançando pelo palco com um corpo despido e disponível. Assim toda a falsidade é mostrada em toda a sua autenticidade quando aquele corpo vai vestindo e despindo cada um dos quatro figurinos com que dança os quatro solos deste paradoxo coreográfico. […] A dança alemã justifica a Dança como o movimento necessário e consequente do que faz mexer o homem no seu interior. (António Pinto Ribeiro, Expresso, 21-5-1988)

 

Foi com a coreografia “Afectos Humanos”, de Dore Hoyer, que Susanne Linke iniciou ontem, na Gulbenkian, o seu espectáculo integrado na Mostra de Dança Alemã Contemporânea, organizada pelo ACARTE. A um canto do palco, um cabide, nele pendurados vários trajes. A bailarina avança lentamente, pára, inclina-se, veste-se. Ensaia a vaidade, esse desejo imoderado de atrair a admiração dos outros, de prepara a homenagem. Cada gesto seu possui um sentido, uma forma plástica, cada movimento encerra um segredo, um mistério… (Ana Marques Gastão, Diário Popular, 11-5-1988)

 

 

Ficha Técnica

Espectáculo

HOMMAGE A DORE HOYER - AFECTOS HUMANOS

Coreografia

DORE HOYER

Bailarina

SUSANNE LINKE

Figurinos

DORE HOYER

Design de Luzes

BERT DE RAEMYAECKER

Música

GUSTAV MAHLER: RUCKERT LIEDER, ESTOU AFASTADO OESTE MUNDO

Espectáculo

HOMMAGE À DORE HOYER - DUO

Coreografia

SUSANNE LINKE

Bailarinos

SUSANNE LINKE E URS DIETRICH

Figurinos e Cenário

SUSANNE LINKE E URS DIETRICH

Design de Luzes

BERT DE RAEYMAECKER