Sobre

Na imprensa pode ler-se:

 

O ensino da dança deve atender, em simultâneo, ao desenvolvimento da técnica e da criatividade e personalidade do bailarino, defende a coreógrafa e bailarina alemã Susanne Linke, durante um colóquio, que decorreu recentemente na Sala Polivalente do CAM da Gulbenkian. Embora anunciado como conferência/demonstração, este encontro de Susanne Linke com o público acabou por resultar num frutuoso diálogo de pergunta-resposta, onde a bailarina, de improviso, falou do seu trabalho mais recente, nomeadamente do espectáculo que apresenta em Lisboa, “Hommage à Dore Hoyer”; da sua passagem pelo Folkwang Tanzstudio e de conceitos como aprendizagem, técnica, criatividade, movimento, espaço e improvisação. Com a Sala Polivalente esgotada por um público jovem, constituído em grande parte por alunos de bailado, Suzanne Linke considerou ser fascinante a experiência de transpor para os nossos dias as quatro danças dos “Afectos Humanos” de Dore Hoyer. (…) Defendendo a tese de que a tendência actual é para a criação de bailados longos, a coreógrafa alemã refutou a ideia daqueles que pensam que basta “pegar” numa música boa e juntar-lhe uma atmosfera estranha. Isso por si só não basta. Conceitos como o de movimento e dança ou a interligação música/dança foram então abordados por Susanne Linke, que reconheceu não dever a dança impor respostas ou expressar grandes ideais. Para ela, é a partir do trabalho com os pequenos elementos que se consegue chegar mais além. (…) Tendo desempenhado um papel relevante na escolha das companhias que se apresentam nesta mostra de dança contemporânea alemã, Ssanne Linke é uma das coreógrafas e bailarinas mais importantes do seu pais e um dos expoentes máximos do novo teatro-dança alemã, integrando o seu estilo também a tradição histórica do bailado. Dirigiu durante dez anos o Folkwang Tanzstudio (1975/85) e trabalha desde então como coreógrafa free-lance e bailarina, assinando obras, nomeadamente, na Limon Company de Nova Iorque e no GRCOP da Ópera de Paris.  (Diário de Notícias, 14-5-1988)