sobre

Em Setembro e Outubro, aos Sábados, pelas 17 horas, as Bandas de Música regressam ao Anfiteatro da Gulbenkian. A imprensa contextualiza a iniciativa:

 

“O movimento das bandas de música está estreitamente ligado ao movimento associativo e recreativo português. Espalhadas por todo o país em áreas rurais ou urbanas, as bandas foram durante largos anos núcleos em torno dos quais se gerava uma vida associativa autónoma e democrática profundamente inserida na realidade local, em tradições comunitárias de carácter festivo ou religioso, não poucas vezes em tradições proletárias que remontam aos primórdios do socialismo em Portugal (em zona de concentração industrial, desde fins do século XIX). Enquanto as camadas aristocrático-burguesas se organizam em Sociedades de Amadores para fazer ópera […], a população trabalhadora tem as suas bandas, as suas filarmónicas, e faz com elas não só música de raiz popular e música “trivial” mas também a chamada “grande música” dos teatros e concertos frequentados pela alta roda. Verdi e depois Wagner cedo entram no reportório das bandas e popularizam-se através delas sobretudo após a implantação da República, que é também quando os concertos vingam nos hábitos da vida musical lisboeta, impondo-se à ópera. […]

 

Numa iniciativa do Serviço de Animação, Criação Artística e Educação pela Arte, a Fundação Gulbenkian abre o auditório ao ar livre às bandas. Os concertos, a realizar aos sábados, pelas 17 horas, iniciam-se a partir do dia 21, com a Banda de Música da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense. Para além do estímulo que isso representa para o prosseguimento da missão artística que lhes compete – e que constitui uma base indispensável do nosso património musical – aí temos as bandas a marcar presença paredes-meias com um “Grande Auditório”, onde a “nata” da sociedade da capital ouve às quartas-feiras uma orquestra sofisticada tocar um reportório escolhido. Entre a sala de concertos e o coreto: que música, que cultura a nossa? Nossa: de quem e para quem?” (Diário de Lisboa, 13-9-85)

Ficha Técnica

Intérpretes

VÁRIOS

* os programas de cada evento, cada concerto específico, não foram carregados.